A Escola Estadual Professor Morais é uma escola da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Atende, em geral, adolescentes estudantes do Ensino Médio. Está localizada em Belo Horizonte, próxima ao Bairro Padre Eustáquio.
É conhecida, na região, pelo seu ensino de excelente qualidade, fator que favorece o sucesso dos alunos e ex-alunos em diversos concursos e vestibulares além dos bons índices no ENEM e outras avaliações.

Histórico da E. E. Professor Morais

1932 - O Sr. Lindouro Gomes, proprietário da Vila Celeste Império, loteou o seu terreno e doou um lote ao Governo do Estado para que nele se construisse uma Escola Pública.

 1934 - Neste lote construiu-se uma casa com apenas duas salas onde passaram a funcionar as Escolas Combinadas da Vila Celeste Império, com apenas duas professoras: Lourdes Carvalho e Vera de Paula Rocha.

 1939 - Passou a ser Escolas Reunidas, sendo designada para dirigi-la a professora Benedita Ofélia da Costa Mendes. Nesta ocasião o saudoso Padre Eustáquio, em uma de suas visitas à escola deu-lhe a bênção, afirmando que a luta desta abnegada mestra não seria em vão, pois ainda que demorasse, esta escola haveria de ser o orgulho do bairro.

 1945
- 11 de dezembro, transformou-se das Escolas Reunidas em Grupo Escolar "Professor Antônio Afonso de Morais", tendo como diretora até 1984 a Dona Ofélia.

 1984
- Assume a direção da Escola a
 Professora Maria Nívea Graciano de Souza. Foi diretora até
 maio de 1990.

 1990 - A Professora Maria Natalícia Carvalhais Câmara, Dona Marocas, assume a direção. Com seu conhecimento, dinamismo e desprendimento, reformou toda a escola. Ampliou o prédio com mais seis salas.Informatizou a secretaria da escola, trouxe a central de informática e introduziu o Ensino Médio. Hoje a escola é um núcleo de Ensino Médio. Dona Marocas se aposentou no dia 30 de Abril de 1998.

 1998 - Assume a direção da escola, o Professor Rafael Maria de Oliveira, antes Vice Diretor na gestão de Dona Marocas por quatro anos.

2011 - A Escola, hoje, é núcleo do Ensino Médio, com
 39 turmas distribuídas nos três turnos.